quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"Menina e Moça" de Bernardim Ribeiro

“Menina e Moça”, é uma inacabada obra de Bernardim Ribeiro contém 3 edições. A 1ª edição, em 1554, é editada como a "História de Menina e Moça", em Ferrara, e pelo seu exilado judeu português Abraão Usque*.
A 2ª edição, como Saudades, é uma edição eborense de 1557, de André de Burgos e contém um prolongamento. Já a 3ª edição, esta foi editada com base na 1ª edição, em Colónia, por Arnold Birckman, dois anos após da anterior (2ª edição).
Novela sentimental, contém uma porção da novela de cavalaria e de romance pastoril, esta foi influenciada por Boccaccio, entre outros autores italianos Renascentistas. Aceita-se como uma procura de um novo género do romance, com intenção de ultrapassar as fronteiras do país e servindo assim de modelo a outras obras de referência, este mesmo romance sendo inacabada e editada depois de sua morte, não teve assim equivalente na literatura clássica portuguesa. Mesmo assim o autor não deixa de ter a sua importância na literatura medieval.
As obras de Bernardino Ribeiro realçam sempre o tema da infelicidade amorosa. Para além disso há um traço que se considera autobiográfico nas suas obras, deduz-se que fosse natural de Torrão (Alcácer do Sal) e de acordo com determinadas suposições, pensa-se que terá morrido antes de 1557.
Para além da novela "Menina e Moça" Bernardim escreveu também doze diminutas poesias inseridas no Cancioneiro Geral e três composições em verso (o vilancete Pera tudo houve remédio, a cantiga Pensando-vos estou, filha e o romance de Avalor), cinco éclogas, a sextina Ontem pôs-se o sol e a noute, o romance Ao longo de ua ribeira, duas cantigas e outras composições.

Nenhum comentário: